Aplicando Tecnologia da Informação (T.I.) ao seu negócio

A internet derrubou as fronteiras da informação. Todos que acessam podem se informar com rapidez e facilidade. O problema agora é saber qual informação é confiável. Encontraremos nessa grande rede centenas, talvez milhares, de dicas mágicas que prometem melhorar o seu negócio do dia para a noite. Mas não se iluda. Essas dicas milagrosas não funcionam. A Momento de Mentoria está aqui para ajudá-lo com o que sabemos sobre a tecnologia da informação, levando conteúdos de qualidade para você.

Como qualquer recurso que você queira ou precise usar em seu negócio, a tecnologia da informação (T.I.) demanda organização e planejamento.

Organização – Para ter organização você precisa de disciplina, fazer o que se pretende de maneira metódica e repetida, e documentar tudo o que é feito.

Planejamento – É necessário pensar sempre no crescimento do seu negócio, de forma vertical e horizontal. Em T.I., dizemos que há um crescimento vertical quando é necessário mudar o paradigma da plataforma. Por exemplo, usava-se planilhas de cálculos para controle, mas o crescimento da estrutura da empresa não permite mais isso, então será necessário adotar um banco de dados. Já o crescimento horizontal é aquele que mantemos a tecnologia utilizada, mas com um upgrade para uma versão mais poderosa. Por exemplo, usava-se um banco de dados, mas o crescimento da empresa demandou por um banco de dados com mais performance.

Agora que já começamos a trabalhar esses conceitos, baixe o material da aula neste link (Documentando processos no Excel) para acompanhar melhor e acessar a visão de negócios da Momento de Mentoria. Venha reforçar os seus conhecimentos sobre planilhas de cálculos com exemplos que podem ser levados diretamente para o seu negócio.

Boa aula!